Ebooks Romances

  • Latest News

    maio 19, 2016

    Conto de Natal de Auggie Wren - Paul Auster


    Em Conto de Natal de Auggie Wren, de Paul Auster, temos uma boneca russa, uma história dentro de outra. Um escritor é convidado pelo New York Times para escrever um conto de Natal. Ele se propõe a não fazer algo sentimental, como o de Dickens.
    O narrador frequenta uma tabacaria, onde conhece Auggie Wren, funcionário que é “o tipo de sujeito gozador, piadista, que sempre tem uma coisa engraçada para dizer sobre o tempo, sobre beisebol ou sobre os político em Washington” (pg. 8). Um dia ele descobre que seu cliente é escritor e passa a considerá-lo um amigo, um artista em comum. Convida-o para ir à sua casa, ver sua obra de arte. O narrador encontra doze álbuns com 365 fotos cada, fotos do mesmo ângulo da cidade, batidas por Auggie Wren.  Um dia, o narrador confessa a Auggie que precisa escrever um conto de Natal, mas não sabe o que fazer.  Auggie promete contar, em troca de um almoço, a melhor história de Natal.
    A história de Auggie é insólita, o relato cru sobre ter perseguido um rapaz que roubava na tabacaria e acabar ajuntando a carteira dele que caiu no chão. A carteira continha um endereço que Auggie resolveu visitar. No endereço, ele encontra uma velhinha cega e se passa pelo neto dela (o ladrão) e, mesmo sabendo que ela sabe que ele não é seu neto, passam um Natal juntos. Ele entra no banheiro da cega e encontra várias câmeras. Acaba roubando uma, com o que fez as fotos mostradas ao narrador.

    O que Auster faz neste conto de Natal é percorrer a linha tênue do que é realidade e o que é ficção. Expõe a solidão urbana, tão comum à sua ficção. E, de quebra, entrega uma narrativa única e poética.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Conto de Natal de Auggie Wren - Paul Auster Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top