A Wrinkle in Time é um romance de Fantasia e Ficção Científica de Madeleine L'Engle , publicado pela primeira vez em 1963. A história gira em torno de um jovem cujo pai, um cientista do governo, desapareceu depois de trabalhar em um projeto misterioso chamado de tesseract. O livro ganhou uma Medalha Newbery , Book Award Sequoyah , e Lewis Award Carroll Shelf , e foi vice-campeão para o Prêmio Hans Christian Andersen. É o primeiro de de L'Engle série de livros sobre o Murry e famílias O'Keefe.
História da publicação
O livro foi escrito entre 1959 e 1960. L'Engle escreveu repetidamente sobre a escrita da história e a longa luta para obtê-lo publicado. Em Um Círculo de Silêncio (1972), ela explica que o livro foi concebido "durante um período de transição." Depois de anos vivendo na zona rural de Goshen, Connecticut e execução de um armazém geral , a família de L'Engle, o Franklins, mudou-se de volta para Nova York, primeiro tomando um dez semanas viagem de acampamento em todo o país e vice-versa. L'Engle escreve que "nós dirigimos através de um mundo de desertos e morros e montanhas desfolhadas, inteiramente novas e estranhas para mim. E de repente em minha mente vieram os nomes, Sra Whatsit. Sra Who. A Deputada Qual." Este foi na primavera de 1959. L'Engle estava lendo sobre física quântica na época, que também fez o seu caminho na história. Quando ela completou o livro no início de 1960, no entanto, foi rejeitado por pelo menos 26 editores, porque era, nas palavras de L'Engle, "muito diferente", e "porque lida abertamente com o problema do mal, e foi realmente difícil para as crianças, e era uma criança ou livro 'um adulto, de qualquer maneira?"
Em "uma mensagem especial de Madeleine L'Engle" no site da Random House, L'Engle explica outra possível razão para a rejeição: "A Wrinkle in Time teve uma protagonista feminina em um livro de ficção científica", que na época era incomum . Depois de tentar editores "de quarenta e tantos" (L'Engle disse mais tarde que "vinte e seis rejeições"), agente da L'Engle devolveu o manuscrito para ela. Então, no Natal, L'Engle jogou uma festa de chá para sua mãe. Um dos convidados passou a conhecer John C. Farrar de Farrar, Straus and Giroux , e insistiu em que L'Engle deve reunir-se com ele. Embora a editora não fez na época publicar uma linha de livros infantis, Farrar conheceu L'Engle, gostou do romance, e, finalmente, publicou.
O livro tem sido continuamente na impressão desde sua primeira publicação. A edição de capa dura ainda é publicado pela Farrar, Straus & Giroux. O casaco azul poeira original por Ellen Raskin foi substituída por nova arte de Leo e Diane Dillon , com a publicação de um planeta Rapidamente Inclinando em 1978. O livro também foi publicado na edição de 25 de coletores de aniversário '(limitado a 500 assinadas e numeradas cópias), pelo menos dois clubes de livros edições (uma capa dura, um Scholastic book Services paperback), como um rascunho de comércio sob a Dell Yearling impressão, e como um rascunho do mercado de massa sob a Dell Laurel-Leaf marca. A arte da capa nas edições de bolso mudou várias vezes desde a primeira publicação.
O livro foi reeditado pela Praça do Peixe em formatos de comércio e de bolso mercado de massa, em maio de 2007, junto com o resto do tempo Quintet. Esta nova edição inclui uma entrevista inédita com L'Engle, bem como o texto do seu discurso de aceitação Medalha Newbery.
Resumo do enredo
Treze anos de idade Meg Murry colegas e professores de vê-la como um estudante problemático e teimoso. A família dela sabe que ela é emocionalmente imaturo, mas também vê-la capaz de fazer grandes coisas. A família inclui sua bela mãe cientista, seu pai ausente cientista, seus atléticos irmãos gêmeos de 10 anos de idade, Sandy e Dennys ; e seus cinco anos de idade, irmão Charles Wallace Murry , uma criança prodígio gênio que às vezes pode ler a mente de Meg.
O livro começa com a linha " Era uma noite escura e tempestuosa ", uma alusão às palavras de abertura em Edward George Bulwer-Lytton 1830 romance de Paul Clifford . Incapaz de dormir durante uma tempestade, Meg desce do seu quarto no sótão para encontrar Charles Wallace sentado no leite de consumo de mesa e comer pão e geléia. Eles são, então, juntou-se por sua mãe, e são visitados por seu novo vizinho excêntrico, Sra Whatsit. No decorrer da conversa, a Sra Whatsit casualmente menciona é que existe tal coisa como um tesseract, o que faz com que a Sra Murry para quase desmaiar.
Na manhã seguinte, Meg descobre o termo refere-se a um conceito científico que seu pai estava trabalhando em antes de seu desaparecimento misterioso. Na tarde seguinte, Meg e Charles Wallace encontrar colega de escola de Meg, Calvin O'Keefe , um júnior de alta escola que, embora ele é um "grande homem no campus", considera-se um desajuste também. Eles, então, ir visitar uma velha casa assombrada perto da cidade que Charles Wallace já sabe é a casa da Sra Whatsit. Lá eles encontram um companheiro da Sra Whatsit, o igualmente estranha a Sra Who. Ela promete que ela e seus amigos vai ajudar Meg encontrar e resgatar seu pai. Um interesse amoroso brotamento desenvolve entre Meg e Calvin. À noite, Charles Wallace declara que é tempo para eles irem em sua missão para salvar seu pai. Isto é acompanhado pelo aparecimento do terceiro membro do "Mrs W de", a senhora Que, que parece se materializar do nada.
Sra Whatsit, Sra Who, e Sra Qual vir a ser seres sobrenaturais que transportam Meg, Charles Wallace, e Calvin O'Keefe através do universo por meio de tesseract, um fenômeno de quinta dimensão explicou como sendo semelhante a dobrar o tecido do espaço e tempo. A primeira parada é o planeta Uriel, um mundo utópico preenchido com Centaur seres -como que vivem em um estado de luz e amor. Sra WhatsIt si mesma mostra que ela, a Sra Who, e Sra Quais são todas essas criaturas centauro-like disfarçados de humanos. Lá, o "Mrs W de" revelar às crianças que o universo está sob ataque de um mal estar que aparece como uma grande nuvem escura chamado A Coisa Negra, que é essencialmente a personificação do mal . As crianças são então levados para outro lugar para visitar uma mulher que é um meio (o "Happy Medium"), com uma bola de cristal. Nele, eles vêem que a Terra está parcialmente coberto pela escuridão, apesar de grandes figuras religiosas, filósofos e artistas têm lutado contra ela. Sra Whatsit é revelado para ser uma ex-estrela que explodiu em um ato de auto-sacrifício para lutar contra a escuridão.
As crianças, em seguida, viajar para o planeta escuro da Camazotz, que é inteiramente dominada pela coisa preta. O pai de Meg está preso lá. Eles encontrar que todos os habitantes se comportam de uma forma mecânica e parecem estar sob o controlo de uma única mente. Na sede central do planeta (descrito como CENTRAL Central de Inteligência), eles descobrem um homem com os olhos vermelhos com habilidades telepáticas que pode lançar um feitiço hipnótico sobre suas mentes. Ele afirma saber o paradeiro de seu pai. Charles Wallace deliberadamente olha nos olhos vermelhos do homem, permitindo-se a ser assumidas pela mente controlando planeta, a fim de encontrar o seu pai. Sob sua influência, ele leva Meg e Calvin para o local onde o Dr. Murry está sendo mantido prisioneiro porque ele não iria sucumbir à mente de grupo. O planeta gira para fora para ser controlado por um cérebro sem corpo mal com poderosas habilidades telepáticas, que os habitantes de Camazotz chamam de "TI". Charles Wallace leva-los para o local onde se realiza. Em tal proximidade de TI, as crianças estão ameaçados por uma possível aquisição telepático de suas mentes. Com poderes especiais de óculos de Mrs. Who, Dr. Murry é capaz de "tesser" Calvin, Meg e ele mesmo longe de Camazotz, mas Charles Wallace é deixado para trás, ainda sob a influência da TI. O Sr. Murry não sabe como proteger Meg da coisa preta que circunda o planeta como eles Tesser através dele, que quase mata-la. Quando eles chegam no planeta vizinho de Ixchel, Meg está quase congelado e paralisado. Calvino e os Murrys são descobertos pelos habitantes, grande, cegos "bestas" do planeta com tentáculos e quatro braços, que provam tanto sábio e gentil. paralisia de Meg é curado sob os cuidados de um habitante, a quem Meg nicknames "Tia Besta". Meg supera sua raiva para o pai para deixar Charles Wallace em Camazotz, percebendo que os pais não podem resolver tudo, e às vezes as crianças podem resolver por si próprios problemas.
Em seguida, o trio da Sra Whatsit, Sra Who, e Mrs que chegam. Eles cobram Meg com resgatando Charles Wallace de TI, porque só Meg tem um vínculo forte o suficiente com ele. Seu pai tinha visto pela última vez Charles Wallace quando ele era um bebê e Calvin tinha acabado de conhecê-lo. Cada um deles lhe dar um presente. Sra Whatsit dá Meg seu amor. Mrs que cita a Meg uma passagem da Bíblia sobre Deus escolhendo o loucas do mundo para confundir os sábios, e os fracos para confundir os fortes. Sra Que diz a Meg que ela tem uma coisa que ele não tem. Ao chegar ao edifício onde está alojado, Charles Wallace ainda está lá sob a influência de TI. Meg percebe que a única coisa que ela tem que não é amor. Ela se concentra todo o seu amor pelo Charles Wallace e é capaz de libertá-lo de TI de controle. Sra Who, Sra Quais e Sra Whatsit tesser os Murrys e Calvin de volta à Terra. Na horta que eles estão reunidos com a Sra Murry e os gêmeos. Sra Whatsit diz que, embora ela e os outros, como o espetáculo do reagrupamento familiar, eles têm que ir a algum lugar. Antes Sra Whatsit termina sua frase, ela e os outros desaparecem.
Conceito Tesseract
Na história, a Sra Who e Charles Wallace explicar para Meg que estará viajando por "tempo de enrugamento" através de um tesseract e que "a quinta dimensão é um tesseract. Você acrescentar que para as outras quatro dimensões e você pode viajar através do espaço sem ter para ir o caminho mais longo. Em outras palavras, para colocá-lo em Euclides, ou geometria plana antiquado, uma linha reta não é a distância mais curta entre dois pontos ".
Na novela, as funções tesseract mais ou menos como o que na moderna ciência-ficção é chamado uma urdidura de espaço ou um buraco de minhoca , um portal de uma área de espaço para outro que é possível através da flexão da estrutura do continuum espaço-tempo . Esse significado não está relacionado com a noção matemática de um tesseract , uma forma semelhante a um cubo em um espaço com quatro dimensões espaciais.
Temas principais
Obras de fantasia de Madeleine L'Engle são, em parte altamente expressiva de seu ponto de vista cristão de uma forma um pouco semelhante ao de Christian escritor de fantasia de CS Lewis . Ela foi-se o funcionário escritor-em-residência na cidade de Nova York Episcopal Catedral de St. John the Divine , que é conhecida por sua posição de destaque no ala liberal da Igreja Episcopal . Cristianismo liberal de L'Engle tem sido o alvo de críticas por parte de cristãos mais conservadores, especialmente no que diz respeito a determinados elementos de a Wrinkle in Time.
O tema de retratar a luta do bem contra o mal como uma batalha da luz e da escuridão é um recorrente. A sua forma faz lembrar o prólogo do Evangelho de João, que é citado no livro. Quando o "Mrs W de" revelar seus papéis secretos na luta cósmica contra a "escuridão", perguntam as crianças para citar algumas figuras da Terra (um planeta parcialmente escura) que lutam na escuridão. Eles nome de Jesus, e mais tarde na discussão Buddha é nomeado, bem como, juntamente com vários artistas criativos e filantropos. As três mulheres são descritos como antigos estrela-seres que agem como guardião anjos .
Além disso, os temas de "conformidade" e do "status quo" estão presentes. É um tema genérico que está dentro de cada sociedade há um grupo dominante poderosa que desafia o grupo minoritário. Muito poucos dos membros sem poder deste grupo são resilientes. Neste caso, é o grupo dominante poderoso que manipula o planeta da Camazotz em conformidade (ou seja, todos eles têm o mesmo ritmo). Mesmo Charles Wallace cai presa (devido à lisonja) e é, portanto persuadido a se conformar. É graças a Meg que ela e sua família são capazes de romper com a conformidade. De acordo com a neta do autor Charlotte Jones Voiklis, a história não era uma simples alegoria do comunismo; em uma passagem de três páginas que foi cortada antes da publicação, o processo de dominação é dito ser um resultado da ditadura sob regimes totalitários, e por um desejo excessivo de segurança sob o países democráticos.
Estudioso Jean Fulton escreve: "A ficção de L'Engle para jovens leitores é considerada importante em parte porque ela foi um dos primeiros a se concentrar diretamente sobre as questões profundas e delicadas que os jovens têm de enfrentar, como a morte, conformidade social e verdade. L ' o trabalho de Engle é sempre edificante, porque ela é capaz de olhar para os valores superficiais da vida de uma perspectiva de totalidade, a alegria ea dor, que transcende cada um para descobrir a natureza absoluta da experiência humana que eles compartilham. "
Recepção
Este romance é sobre a American Library Association lista dos 100 Mais Livros muitas vezes desafiada de 1990-2000 no número 23. As razões dadas incluem referências do livro para bruxas e bolas de cristal, a alegação de que crenças ele "desafios religiosos ", e a listagem de Jesus" com os nomes de grandes artistas, filósofos, cientistas e líderes religiosos ".
Um estudo de 2004 descobriu que ele era um comum livro de leitura em voz alta para a sexta série em escolas em San Diego County, Califórnia . Com base em uma pesquisa on-line de 2007, a Associação Nacional de Educação nomeado o livro de um dos seus "Top dos professores 100 livros para crianças ". era um dos" Top 100 Capítulo Livros "de todos os tempos em uma pesquisa 2012 por School Library Journal .
Personagens
Para aparições desses personagens em outros romances de L'Engle ver personagens principais nas obras de Madeleine L'Engle
Personagens humanos primários
Margaret "Meg" Murry
Meg é o pária da família e também o filho mais velho de cientistas Alex e Kate Murry. Matematicamente brilhante, mas menos do que hábeis em outras disciplinas na escola, Meg é "estranho", impopular, e defensiva em torno de figuras de autoridade, bem como seus pares. Embora ela tem os cérebros para realizar tarefas difíceis, ela raramente coloca suas forças para usar. Ela adora a mãe e três irmãos, especialmente seu irmão mais novo, Charles Wallace, e chora muito por seu pai desaparecido. Como muitas meninas adolescentes, Meg é infeliz com sua aparência física, em especial o seu rato-marrom, cabelo rebelde, chaves e óculos, e considera-se um "monstro" em comparação com a mãe. Mas então ela conhece Calvin, um rapaz que ela se apaixona. Ela é de cerca de 13 anos de idade, e é um par de graus abaixo de Calvin, que é quatorze anos de idade, mas no décimo primeiro grau. Introduzido na primeira página do livro, ela é principal da história protagonista
Charles Wallace Murry
Charles Wallace é o filho mais novo Murry. Ele é muito inteligente e é o mais extraordinário e os mais vulneráveis dos personagens humanos do romance, eo mais jovem a jornada para Camazotz. Charles Wallace não falar nada até que ele estava quase quatro anos de idade, momento em que ele começou a falar em frases completas. Agora, cinco anos de idade, Charles Wallace fala apenas para sua família, mas pode empaticamente ou telepaticamente "ler" os pensamentos e sentimentos de algumas pessoas, e acima que tem um vocabulário extraordinário. A "esporte", biológico, ele é intelectualmente curioso, amável, e não se incomodar com pessoas e eventos extraordinários. Ele foi o primeiro a cumprir a Sra W de e trouxe Meg para vê-los. Inicialmente capaz de bloqueá-lo fora de sua mente, ele abre a mente para o homem com os olhos vermelhos e, assim, cai sob TI de controle.
Calvin O'Keefe
Calvin é a terceira mais antiga de Paddy e de Branwen O'Keefe onze filhos, um, fino escola secundária alto, ruivo de 14 anos de idade, que não é a melhor em matemática, mas tem que estudar para jogar no time de basquete da escola, e é um dos garotos mais populares na escola. Sua mãe é uma mulher muito irritadiço, cansado com muitos filhos. Negligenciado por sua própria família, Calvin entra alegremente as vidas da família Murry, começando no Capítulo Dois. Ele também adora Meg Murry. Ele mostra alguns sinais de ser capaz de se comunicar telepaticamente , o mesmo poder Charles Wallace parece ter, uma técnica referido em livros posteriores, como kything . Ele também se sente como se ele está escondendo sua verdadeira auto toda a sua vida, e gosta da família Murry muito mais do que a sua própria, que se caracteriza por abuso e dinâmicas disfuncionais. Calvin também apoiou Meg através da aventura.
Personagens imortais primários [
Arte de capa dura por Leo e Diane Dillon , mostrando a Sra 'W de
Os três personagens da Sra Whatsit, Sra Who, e Mrs que são seres angélicos que têm a capacidade de viajar à vontade através de grandes períodos de tempo e espaço, desmaterializando e rematerialização. Eles não têm uma forma física fixo, mas parecem seres humanos como as mulheres idosas. No entanto, eles são capazes de se metamorfoseando em outras criaturas. Todos eles são milhares de milhões de anos de idade. Sra Whatsit, em particular, estava envolvido em guerra com a Escuridão.
Sra Whatsit
Sra Whatsit é primeiramente descrita como uma mulher muito velha envolto em camadas de roupa e aparece pela primeira vez no capítulo um. Charles Wallace, um menino de cinco anos de idade no livro, encontrou-a em uma " casa assombrada " na floresta, onde ela vive com seus dois amigos, Sra Who e Sra Qual . Sra Whatsit é o mais novo da Sra 'W de (apesar de ser mais de 2 bilhões de anos), eo melhor dos três em interagir com as crianças.
No capítulo quatro, o grupo (Charles Wallace, Calvino e Meg) testemunhas da transformação física da Sra Whatsit em um centauro -como ser alado no planeta Uriel. Sra Whatsit também é revelado ter sido uma estrela que se sacrificaram pela explosão, a fim de destruir uma parte da coisa preta.
Sra Quem
Mrs que é descrito como uma mulher gorda com óculos . Ela se comunica em Latim , Espanhol, Italiano, Alemão, Francês, Português e Grego , nomeadamente citando William Shakespeare , Pascal , Dante , Seneca , A. Perez , Horace , Cervantes , Delille , Eurípides , a Bíblia e Goethe . Sra Whatsit explica que a senhora que acha "difícil de verbalizar", em suas próprias palavras.
Sra Que [ editar ]
aparência física da senhora que não está definido; ela aparece como uma luz cintilante a maior parte do tempo. No entanto, ela faz uma vez assumir a aparência de uma bruxa tradicional, termina com chapéu preto e vassoura. Ela não ficar muito tempo nesta forma, no entanto, como a aparência corporal é bastante difícil para ela manter. Ela aparece pela primeira vez no final do Capítulo 3. Ela é o mais sábio dos, eo líder clara das três mulheres, e sobre aparecendo, demonstra imediatamente o seu vasto conhecimento de entendimento em curso tesseract. Sua peculiaridade distintiva é seu método de comprimento, chamou-out de expressão, simbolizada por consoantes duplicou e triplicou em suas palavras (como em "; Nnoww, cchilldrenn, yyou musstt nott abelha frrightennedd att whatt iss ggoingg tto hhappenn"). Ela é a única que normalmente fornece o grupo, mais especialmente Meg, com as pistas que as crianças precisam para resolver os problemas encontrados durante as suas viagens.
O homem com olhos vermelhos
O homem com os olhos vermelhos é um ser a quem Meg, Charles Wallace, e Calvin encontro em sua missão para resgatar Meg e o pai de Charles Wallace no planeta Camazotz. Ele é o coordenador Prime naquele planeta. Embora ele parece humano, ele explica que ele realmente fala por ele, como um robô ou um fantoche demente; que ele é uma parte dela. Ele seduz Charles Wallace para olhar em seus olhos vermelhos brilhantes a fim de encontrar seu pai. Quando Charles Wallace faz isso, ele também torna-se possuído pela mente de TI, após o qual o homem com os olhos vermelhos cai fora da história. Em seguida, o homem com os olhos vermelhos tenta capturar Meg, Calvin, e Charles Wallace. Ele fala por meio dele.
IT
capa do livro atual, TAEEUN Yoo, que mostra o da Sra W (à esquerda) e as crianças no edifício central Central de Inteligência (à direita)
É o cérebro telepático sem corpo que domina o planeta da Camazotz. TI controla todas as pessoas em Camazotz e faz com que as pessoas muitas vezes fazer as mesmas coisas juntos em um sincronismo mecanicista como se fossem robôs. Ele fala através do homem com olhos vermelhos e mais tarde através de Charles Wallace, e é funcionalmente parte da nuvem interestelar do mal chamado de coisa preta. É descrito como um pouco maior do que um cérebro humano. Instalado em uma cúpula perto do edifício "CENTRAL Central de Inteligência", diz-se a pulsar e quiver em seu estrado. O seu objectivo é reforçar a conformidade absoluta na Camazotz, com o benefício reivindicado de eliminar a guerra, infelicidade e ineficiência. No entanto, ele está ciente de crueldade, referindo-se "em si" como "o mais feliz Sadist ". Embora geralmente fala através de um dos seus peões, a TI pode falar diretamente com as pessoas através de telepatia, mas ele só faz isso uma vez ao longo de todo o romance. Seu nome é sempre usado sempre que se fala (em vez de o pronome "ele"), de forma incisiva que mesmo a palavra "próprio" é reescrito como "si mesmo".
A coisa preta
A coisa preta é pura maldade. É a coisa preta que o Sr. Murry está lutando. A coisa preta e de TI são muito semelhantes. A coisa preta foi travada por muitas pessoas que adicionaram à paz mundial. De acordo com a coisa preta de A Sra W é a fonte de todo o mal no universo.
Personagens humanos secundários
Dr. Alex Murry
O pai de Meg é um físico, pesquisar os mistérios do continuum espaço / tempo, especificamente através de cinco dimensões de viagem entre planetas. Ele também é o pai de Meg, Sandy, Dennys e Charles Wallace. Ele está desaparecido há algum tempo como a novela abre. Nem mesmo seus colegas de governo sabe onde ele está. Ele é normalmente referido como o Sr. Murry. Seu primeiro nome é revelado, no quinto e último romance Tempo tempo aceitável . Na adaptação para a TV de A Wrinkle in Time, ele é renomeado Jack. Ele aparece pela primeira vez em um flashback no Capítulo Um.
Dr. Kate Murry
A mãe de Meg é um microbiologista, esposa do Dr. Alexander Murry, e mãe de quatro filhos Murry. Ela é considerada bonita pelos filhos Murry e outros, tendo "cabelo vermelho flamejante" e olhos violeta. Sua atratividade física, realizações acadêmicas e científicas dar Meg um pouco de um complexo de inferioridade. Ela é introduzida no Capítulo Um, e, geralmente referida como Sra Murry. Como no caso de seu marido, seu primeiro nome é dado na posteriormente publicado tempo aceitável. A versão televisiva de sua personagem é renomeado Dana.
Sandy Murry
Sandy e seu irmão gêmeo Dennys são os filhos do meio na família Murry, com mais de Charles Wallace, mas com menos de Meg. São 10 anos de idade no momento deste livro. Sandy tem o nome de seu pai, Dr. Alex Murry. Embora eles são certamente inteligente, Sandy e seu irmão gêmeo são consideradas as crianças "normais" na família: os alunos B, bom em esportes, e bem capazes de adaptar-se a seus pares. Dos gêmeos, Sandy é geralmente o líder, e quanto mais pragmática dos dois. Ele e Dennys aparecem pela primeira vez no Capítulo Um.
Dennys Murry
Dennys é o gêmeo de Sandy Murry. Dennys e seu gêmeo geralmente são inseparáveis, com Dennys geralmente seguindo o exemplo de Sandy. No entanto, Dennys é um pouco menos cético do que o seu irmão sobre as teorias estranhas e aventuras ainda mais estranhos de Meg e Charles Wallace. (Nota: O nome Dennys é uma versão abreviada de " Dionísio ", que é o nome de um deus grego, mas é pronunciado da mesma forma que a ortografia mais comuns "Dennis".)
Sra Buncombe -. A esposa do policial na cidade natal de Meg, que tem doze cama com lençóis roubado dela no início da novela
Mr. Jenkins - principal do colégio frio e insensível de Meg, que a chama de "beligerante e não cooperativos" e implica que a sua família está em negação sobre verdadeiros paradeiro do Sr. Murry.
Apoiando personagens imortais
O feliz Médio vive em uma caverna em um planeta no cinturão de Orion. Humanos na aparência, ela é descrita como usando um vestido de cetim e um turbante de seda, e usa uma bola de cristal para olhar para lugares distantes e pessoas. Seu título vem do temperamento alegre do personagem, e sua preferência por olhar para as coisas boas. Ela ajuda a Meg, Calvin, e Charles Wallace ver a coisa preta através da bola de cristal e entender o que eles estão lutando contra. Ela é introduzido no capítulo cinco. (O nome "Happy Medium" é um trocadilho em alusão à expressão comum para chegar a um compromisso aceitável: ". Para encontrar um meio termo")
Tia Besta é um personagem que cuida de Meg no planeta Ixchel depois de Meg é "congelado" pela coisa preta. Introduzido no capítulo dez, o personagem tem quatro braços, sem olhos, e numerosos longos, agitando tentáculos em vez de dedos. Alto, de cor cinza, cegos e telepática, tia Besta tem uma atitude maternal, alimentando para Meg. O nome da tia Besta é aquele que Meg e o estrangeiro vir para cima com em conjunto, com base na leitura do personagem da mente de Meg. nome real do personagem, se houver, não é dado.
Localizações
Artigo principal: Lugares nas obras de Madeleine L'Engle
Cenas iniciais do romance ter lugar e em torno de uma aldeia sem nome, mais tarde estabelecido em tempo aceitável como estando em Connecticut . A cerca de 200 anos de idade Murry quinta tem paralelos na família Austin série de livros e na própria casa Connecticut do L'Engle, Crosswicks. [5]
Quando Meg, Calvin e Charles Wallace viajar para outros planetas, aqueles cujos nomes são dados incluem o seguinte:
Camazotz - Um planeta de extrema conformidade, forçado, governado por um cérebro sem corpo chamado de TI. Camazotz é semelhante à da Terra, com árvores familiares, tais como bétulas, pinheiros e bordos, uma colina comum em que as crianças chegam, e uma cidade com chaminés, que "poderiam ter sido um de qualquer número de cidades familiares". O horror do lugar surge a partir de sua aparência vulgar, sem parar duplicado. Assim, as casas são "todos, pequenas caixas quadradas exatamente iguais pintada de cinza"; essa caracterização tem sido comparado com o "florescente subúrbio americano" , como os conjuntos habitacionais do pós-guerra de Levittown, Pensilvânia . As pessoas que vivem nas casas são igualmente descritas, com "figuras maternas", que "todos deram a aparência de ser o mesmo". Camazotz também foi comparado com um "início dos anos sessenta imagem de vida americano em um Estado comunista", uma caracterização parcialmente rejeitado como demasiado simplista. O nome Camazotz refere-se a um deus maia morcego , uma das muitas alusões mitológicas da L'Engle em sua nomenclatura. é também afirmado que Camazotz é um planeta que tem "dado na" à coisa preta, o que implica que nem sempre foi o lugar distópico que é no presente.
Ixchel - Um planeta de cores suaves, habitada por altas criaturas cegos com tentáculos. Ele orbita o mesmo sol como Camazotz. O nome Ixchel refere-se a uma deusa maia do jaguar da medicina .
Uriel - Um planeta com montanhas muito altas, uma alusão ao Arcanjo Uriel . É habitado por criaturas que se assemelham a asas centauros . É "o terceiro planeta da Estrela Malak (que significa" anjo ", em hebraico) na nebulosa espiral Messier 101 ", que iria colocá-lo em cerca de 25 milhões de anos-luz da Terra. O site da transformação temporária da Sra Whatsit em uma dessas criaturas aladas, é o lugar onde "os anjos da guarda" (ou seja, do Mrs W, que são explicitamente referida como tal por Calvin mais tarde no livro) "mostram as questers uma visão do universo que é obscurecida na terra ".
Eles também uma breve parada em um sem nome bidimensional planeta e em um planeta sem nome no cinturão de Orion , o último dos quais é a casa do meio feliz.
Adaptações
Áudio livro
Uma edição de áudio de quatro cassete integral, lido pelo autor, foi lançado em 1994 pela escuta Biblioteca, ISBN 0-8072-7587-5 . Uma edição de 50º aniversário gravadas por Hope Davis estava previsto para ser lançado em Janeiro de 2013.
Adaptações para o cinema
A adaptação televisiva do romance foi feita por uma colaboração de empresas de produção canadenses a ser distribuído nos Estados Unidos pela a Disney . O filme foi dirigido por John Kent Harrison , com um teleplay por Susan Shilliday. Lançou Katie Stuart como Meg Murry, e Alfre Woodard , Alison Elliott e Kate Nelligan como Sra Whatsit, quem e qual. Em entrevista à Newsweek , quando L'Engle foi perguntado se o filme "reuniu suas expectativas", ela disse, "Sim, eu esperava que fosse ruim, e é." O filme foi posteriormente lançado em DVD. As características especiais incluiu uma entrevista "muito raro" com Madeleine L'Engle, discutindo o romance.
Em 2010, foi anunciado que a Disney retidos direitos do filme para refazer o romance. Após o sucesso de Tim Burton 's Alice no País das Maravilhas , a Disney anunciou a contratação de Jeff Stockwell para escrever o roteiro de Cary Granat e sua nova Bedrock Studios . Cary Granat já havia trabalhado com a Disney sobre as Crônicas de Nárnia e Ponte para Terabítia filmes. O orçamento do projeto é de US $ 35 milhões, o que a empresa se compara a District 9 e O Segredo de Terabítia , ambos os quais tinham menos de US $ 30 milhões. em 5 de agosto de 2014, a Disney anunciou Jennifer Lee como o roteirista, que tinha uma nova visão sobre o livro e não estaria trabalhando de projecto de Stockwell. em 08 de fevereiro de 2016, foi relatado que Ava DUVERNAY foi oferecido para dirigir o filme baseado no projecto de Lee. Ela foi confirmado para dirigir mais tarde naquele mesmo mês.
Jogar
O romance foi adaptado como um jogo por John Glore em 2010. Ele foi escrito por seis atores que interpretam doze partes. Um ator interpreta Sra Whatsit, o homem com os olhos vermelhos, e Camazotz Man. Dr. Kate Murry, Sra Who, Mulher Camazotz e tia Besta também compartilham um performer. A adaptação para o teatro estreou em Costa Mesa, Califórnia, com produções em Bethesda, Maryland; Cincinnati; Filadélfia;Orlando; Portland, Oregon; e outras cidades.
Uma adaptação por Tracy Young estreou no Festival de Shakespeare de Oregon em abril de 2014 , bem como em faculdades e teatros ao redor os EUA
Uma adaptação de James Sie estreou no Teatro Lifeline em Chicago em 1990, 1998 e será realizada novamente em 2017.
Opera
Em 1992, OperaDelaware (conhecido para adaptar frequentemente livros infantis) encenou uma ópera baseada em A Wrinkle in Time escrito por Libby Larsen com um libreto de Walter Green. A revisão em Philly.com afirmou: "O compositor não coloca árias e bola parada, mas conjuntos de conversação com diálogo falado que fez música clímax, mas concisa do jovem filha sobre o amor familiar ainda mais imponente." [38] [39]
Graphic novel
Em 2010, a esperança Larson anunciou que ela estava escrevendo e ilustrando a versão oficial novela gráfica do livro. Esta versão foi publicado pela Farrar, Straus & Giroux , em outubro de 2012.
Na cultura popular
O programa de televisão Perdidos aparições de destaque do livro: é um dos romances que Sawyer lê na Ilha e é visto em sua cômoda. A Perdido livro clube foi formado em Washington DC que li muitos dos livros que foram referenciados no programa de TV.
Além disso leitura
Outros livros da série
L'Engle escreveu outros quatro livros com esta geração da família Murry, conhecidos coletivamente como o Tempo Quintet . Listados em ordem de cronologia interna da série, são eles:
A Wind in the Door (1973)
A Rapidamente Inclinando Planeta (1978)
Muitas Águas (1986)
Um tempo aceitável (1989)
Jean C. Fulton observa que os livros não são "feitos para serem lidos consecutivamente, estes livros, embora integrado, são independentes." Embora muitas águas foi publicado cerca de oito anos após A Rapidamente Inclinação Planeta , que acontece alguns anos antes, quando Sandy e Dennys estão na escola e Meg está na faculdade.
Outras quatro romances foram publicados esse recurso Meg e os filhos de Calvino, especialmente Polly O'Keefe . O mais recente destes, num tempo aceitável , apresenta os pais de Meg, e é comercializado com os quatro livros Murry como parte do Tempo Quintet; Sandy Murry aparece com destaque em uma casa como a Lotus , que apresenta Polly O'Keefe. Quase todos os romance de Madeleine L'Engle conecta à série Murry-O'Keefe, direta ou indiretamente, com participações de personagens recorrentes . Veja também: Lista das obras de L'Engle e personagens principais nas obras de Madeleine L'Engle para mais detalhes.
No que diz respeito A Wrinkle in Time
BookFiles escolares: um guia de leitura para A Wrinkle in Time
Chase, Carole F. Suncatcher: Um Estudo de Madeleine L'Engle e sua escrita , p. 170. Innisfree Press, 1998,
ATENÇÃO: Todas as obdas estão em inglês
A Teacher’s Guide for A Wrinkle in Time
A Wrinkle in Time Literature Resource Guide
A Wrinkle in Time -- Version 1.0 -- 01/04/2002
A Wrinkle in Time Bookfile
Formatos Pdf: A Wrinkle in Time
Não teria os livros em português ou espanhol? Faz tempo que procuro eles
ResponderExcluir